Advogado Muriaeense participa de debate com o tema "A Cultura do Estupro" no IF Sudeste.

23/06/2016 - 14h33m

No dia 16/06/2016 (quinta-feira) o Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais - Campus Muriaé promoveu palestras e uma roda de conversa para discutir a "cultura do estupro" em nossa sociedade. O evento teve a participação dos alunos e foi aberto à comunidade externa.

Com caráter multidisciplinar compuseram a mesa o advogado Luciano Rosa, a psicóloga clínica e organizacional, Seliane Ventura e o psicólogo clínico e professor de psicologia Hugo Valente. Este evento foi organizado pelo CEICE (Coordenação de Extensão e Integração Campus Empresa), CGE (Coordenação Geral de Ensino) e pelo curso de Design de Moda. E a coordenadora do CEICE, professora Carla Gomes Teodoro Fernandes, explica que a necessidade de debater o estupro surgiu pela percepção de que o assunto é pauta constante entre os alunos.

"Vimos à oportunidade, e, mais do que isso, a necessidade de discutir e derrubar noções machistas que ainda permeiam a nossa sociedade", explica Carla. A coordenadora comemora o sucesso do evento e avalia que o objetivo foi alcançado: "Houve tanta participação que tivemos que expandir o horário previsto. Todos queriam ouvir, fazer perguntas e dar opiniões".

Seliane Ventura, psicóloga e uma das palestrantes, reitera a importância do evento, pois, segundo ela: "Ao contrário do que se possa pensar, a cultura do estupro não é uma realidade distante. Ela está presente em nosso cotidiano, inclusive em pequenos atos, como piadas, comentários e posts, que acabam reproduzindo a violência". Diante disso, a psicóloga avalia que espaços para discutir o estupro "incentivam uma autoavaliação, permitem que identifiquemos o papel de cada um para melhorar a sociedade, começando por nós mesmos".

Ainda segundo o advogado Luciano Rosa, é inegável a importância de um evento neste formato multidisciplinar, principalmente em se tratando de um assunto tão importante de se debater, tanto na família quanto no ambiente escolar, sem deixarmos de ter em mente a necessidade de se garantir a humanização das discussões levantadas.

O debate promovido pelo Campus Muriaé pode ser considerado uma importante ferramenta de conscientização.

Veja matéria também no site do IFET: http://www.muriae.ifsudestemg.edu.br/?q=node%2F770

Tags relacionadas: 36ª Subseção da OAB/MG